SCI - Sistema de Comando de Incidentes

Responsabilidades do Oficial de Segurança

Responsabilidades do Oficial de Segurança

O Oficial de Segurança monitora as operações do incidente e aconselha o Comando do Incidente ou Comando Unificado em todos os assuntos relacionados à segurança das operações, incluindo os aspectos de saúde do pessoal de resposta à emergência. O Oficial de Segurança tem autoridade emergencial do Comandante do Incidente ou do Comando Unificado para interromper ou prevenir atos inseguros durante as operações do incidente.

As responsabilidades incluem:

  • Avaliar e comunicar situações perigosas e inseguras;
  • Garantir que um plano de segurança e saúde do local seja desenvolvido;
  • Desenvolver medidas e processos de comunicação para garantir a segurança de todo o pessoal;
  • Corrigir atos ou condições inseguras;
  • Manter a consciência situacional ativad e em desenvolvimento;
  • Prepar e incluir mensagens de segurança no PAI – Plano de Ação do Incidente;
  • Definir assistentes, conforme necessário.