SCI - Sistema de Comando de Incidentes

Responsabilidades do Comandante do Incidente

Responsabilidades do Comando ou Comando Unificado

O Comandante do Incidente (CI) é responsável pela função de comando em todos os momentos do incidente. À medida que a identidade (pessoa) do CI muda, por meio das transferências de comando, essa responsabilidade é transferida com o título. O termo “Comando”, nesta contextualização, refere-se tanto à pessoa quanto à função. O CI pode usar um ou mais adjuntos para realizar tarefas específicas, reduzir a amplitude de seu controle, ou trabalhar em uma atividade específica.

As responsabilidades do CI incluem:

Gerenciamento do incidente. Isso inclui:

  • Todas as funções do Staff de Comando (Oficiais de: Segurança, Informações Públicas e Ligação), quando não forem designadas;
  • Todas as funções do Staff Geral (Chefes das Seções: Operações, Planejamento, Logística e Administração), quando não forem designadas;
  • Definir e gerenciar os outros cargos/posições de Comando e Staff Geral, conforme necessário.

Avaliar as prioridades do incidente:

  • Definir o nome do incidente;
  • Estabelecer as prioridades imediatas;
  • Estabelecer o Posto de Comando do Incidente (PCI);
  • Determinar os objetivos estratégicos do incidente;
  • Desenvolver e/ou aprovar e implementar o PAI – Plano de Ação do Incidente;
  • Desenvolver uma estrutura apropriada para o Comando do Incidente.

Avaliar as necessidades e solicitações de recursos:

  • Coordenar atividades do incidente de forma global;
  • Garantir que as medidas adequadas de segurança estejam em vigor e sejam cumpridas;
  • Aprovar as solicitações de recursos adicionais;
  • Aprovar / garantir aspectos econômicos e despesas relacionadas com o incidente.

Coordenar com agências externas:

  • Coordenar investigação do incidente;
  • Autorizar a divulgação de informações à mídia;
  • Ordenar a desmobilização de recursos, quando for apropriado e oportuno.