SCI - Sistema de Comando de Incidentes
Responsabilidades do Comandante do Incidente
Responsabilidades do Comando ou Comando Unificado
O Comandante do Incidente (CI) é responsável pela função de comando em todos os momentos do incidente. À medida que a identidade (pessoa) do CI muda, por meio das transferências de comando, essa responsabilidade é transferida com o título. O termo “Comando”, nesta contextualização, refere-se tanto à pessoa quanto à função. O CI pode usar um ou mais adjuntos para realizar tarefas específicas, reduzir a amplitude de seu controle, ou trabalhar em uma atividade específica.
As responsabilidades do CI incluem:
Gerenciamento do incidente. Isso inclui:
- Todas as funções do Staff de Comando (Oficiais de: Segurança, Informações Públicas e Ligação), quando não forem designadas;
- Todas as funções do Staff Geral (Chefes das Seções: Operações, Planejamento, Logística e Administração), quando não forem designadas;
- Definir e gerenciar os outros cargos/posições de Comando e Staff Geral, conforme necessário.
Avaliar as prioridades do incidente:
- Definir o nome do incidente;
- Estabelecer as prioridades imediatas;
- Estabelecer o Posto de Comando do Incidente (PCI);
- Determinar os objetivos estratégicos do incidente;
- Desenvolver e/ou aprovar e implementar o PAI – Plano de Ação do Incidente;
- Desenvolver uma estrutura apropriada para o Comando do Incidente.
Avaliar as necessidades e solicitações de recursos:
- Coordenar atividades do incidente de forma global;
- Garantir que as medidas adequadas de segurança estejam em vigor e sejam cumpridas;
- Aprovar as solicitações de recursos adicionais;
- Aprovar / garantir aspectos econômicos e despesas relacionadas com o incidente.
Coordenar com agências externas:
- Coordenar investigação do incidente;
- Autorizar a divulgação de informações à mídia;
- Ordenar a desmobilização de recursos, quando for apropriado e oportuno.