SCI - Sistema de Comando de Incidentes Operações Check List - Chefe Seção Operações Revisar as responsabilidades comuns; Revisar as responsabilidades das lideranças; Avaliar, organizar, designar e informar todo o Staff da Seção de Operações; Reconhecer o incidente visualmente, se possível; Desenvolver e implementar as questões operacionais do PAI – Plano de Ação do Incidente; Orientar e designar o pessoal de operações de acordo com o PAI – Plano de Ação do Incidente; Supervisionar todo o pessoal da Seção de Operações; Supervisionar a execução do PAI – Plano de Ação do Incidente pela Seção de Operações; Coordenar com o Oficial de Segurança as questões de segurança operacional e demais aspectos relacionados; Monitorar e requisitar recursos necessários para implementar as operações táticas, como parte do desenvolvimento do PAI – Plano de Ação do Incidente (SCI 215); Implementar as estratégias e táticas efetivas para o cumprimento dos objetivos operacionais; Auxiliar o Oficial de Segurança no desenvolvimento da Análise de Risco (SCI 215A); Executar, ou aprovar, as alterações do PAI – Plano de Ação do Incidente durante o período operacional, conforme necessário; Monitorar e avaliar o status situacional e prover recomendações as serem utilizadas no próximo período operacional; Aprovar a lista de recursos a serem utilizados e/ou desmobilizados do incidente; Informar o Líder da Unidade de Recursos sobre as alterações/mudanças com relação ao status dos recursos; Estruturar ou desarticular equipes de intervenção e/ou forças tarefas designadas para a Seção de Operações; Organizar a Seção de Operações de forma a garantir o alcance de controle e segurança de todo o pessoal da Seção; Reportar as alterações implementadas no PAI – Plano de Ação do Incidente, atividades especiais, eventos, ou ocorrências para o Comando do Incidente ou Comando Unificado, como também para o Chefe da Seção de Planejamento e Oficial de Informações Públicas; Identificar e utilizar as áreas de apoio conforme necessário e apropriado; Desenvolver e apresentar recomendações para o Plano de Desmobilização dos recursos da Seção de Operações; Recepcionar e implementar o Plano de Desmobilização; Participar nos informativos operacionais com a equipe de gestão, mídia, comunidade e outras partes interessadas/envolvidas; Participar do processo de planejamento operacional; Preparar os formulários apropriados e informações para serem incluídas no PAI – Plano de Ação do Incidente; Manter o formulário SCI 214 – Registro de Atividades atualizado;